Este blog surgiu em 2009 com o intuito de relatar uma "Viagem Incógnita" que teve início com um bilhete só de ida para a Tailândia. Uma viagem independente, sem planos, a solo, que duraria quatro anos. Pelo meio surgiu um projeto com crianças carenciadas do Nepal que viria a resultar na criação da Associação Humanity Himalayan Mountains. Assim, este blog é dedicado às minhas viagens pelo Oriente, bem como a esta "viagem humanitária", de horizontes longínquos, no Nepal.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mahendrapul e os Festivais

De vez em quando, de mota ou autocarro, vou com amigos até à cidade passear, almoçar, visitar algum monumento, fazer compras, assistir a dias comemorativos ou festivais. Do centro da cidade, em dias limpos, avistamos os imponentes Himalaias.
Mahendrapul é o coração de Pokhara, o seu principal ponto comercial, onde milhares de pessoas chegam todos os dias de acordo com os seus propósitos. É um local de concentração de massas cheio de energia e vida, um showroom de moda, um ponto de encontro de jovens, um centro agitado, movimentado, com estacionamento desordenado, durante o dia.
A baixa de Mahendrapul está repleta de lojas, restaurantes, bancos. Mulheres do campo chegam com as suas cestas cheias de fruta ou legumes e todos os tipos de produtos são vendidos aqui dependendo da época do ano: maçãs, laranjas, goiaba, melão, ananás, pepinos, feijão verde, malaguetas...
As mulheres vestem túnicas com calças, saias compridas com tops ou saris; ombros e pernas devem estar tapados mas não há problema em mostrar a barriga... Os homens usam um fato típico chamado daura surbal e o topi na cabeça. Mas nas cidades um número crescente de pessoas usa roupas ocidentais.
Museu Internacional da Montanha
Templos hindus
Mosteiros budistas
Old Bazaar, a parte mais antiga da cidade
Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo
Thakalis
Magars
Gurungs e Tamangs

Festival Gai Jatra, o cortejo de vacas
Segundo a tradição, cada família que perdeu um parente durante o ano anterior deve participar numa procissão pelas ruas conduzindo uma vaca. Se não houver uma vaca disponível, então um jovem vestido de vaca é considerado um substituto leal.
No hinduísmo, a vaca é considerada como o mais venerado entre todos os animais domésticos e é reverenciada como um animal sagrado. Os hindus acreditam que a vaca ajudará a viagem do parente falecido para o céu.
Em termos históricos, quando o rei Pratap Malla perdeu o seu filho, a rainha permaneceu muda. O rei, apesar de várias tentativas, não conseguiu diminuir o sofrimento da sua esposa, pelo que anunciou que alguém que a fizesse rir seria recompensado adequadamente.
Quando a procissão da vaca foi levada até a rainha os participantes começaram a ridicularizar as pessoas importantes da sociedade e ela não pôde deixar de sorrir. A partir daí seguiu-se a tradição de incluir piadas, sátiras e escárnio nos dias do Gai Jatra.
Acompanhamos a procissão parando de vez em quando para assistir à dança dos jovens. Então e a vaca? Onde é que está uma vaca?
Lá ia uma pequenita a correr rua abaixo, mal a apanhei...
O Teej é outro festival a cores, ou melhor, este é mais a vermelho. Celebra-se nos finais de Agosto ou início de Setembro e é dedicado às mulheres.

É um festival preparado pelos homens para as mulheres que se juntam para cantar e, sobretudo, dançar.
O Teej é uma celebração que combina festas sumptuosas com um jejum rígido durante os três dias propriamente ditos do festival. Através deste jejum religioso, as mulheres hindus rezam para a felicidade conjugal, bem estar dos seus cônjuges e filhos e purificação do seu próprio corpo e alma.
As mulheres arranjam-se primorosamente e usam jóias e adornos tradicionais.
De acordo com os livros sagrados, a Deusa Parvati jejuou e orou com fervor para o grande Senhor Shiva se tornar seu esposo. Tocado pela sua devoção, ele tomou-a como esposa. A Deusa, em agradecimento, mandou emissários a pregar e difundir este jejum religioso entre as mulheres mortais, prometendo prosperidade e longevidade para as suas famílias. Assim nasceu o festival de Teej.

2 comentários:

  1. This is one of the best information system,It's help the people who would intrested a bout Nepal and who is comming in Nepal.Here every thing is real activites from Nepali.I should give her million thank you because she make this block a bout Nepal.I am khim from Nepal.See you

    ResponderEliminar
  2. Thank you for your comment about my blog, Khim. All my best wishes for you in Nepal or China. Pheri betaula!

    ResponderEliminar