Este blog surgiu em 2009 com o intuito de relatar uma "Viagem Incógnita" que teve início com um bilhete só de ida para a Tailândia. Uma viagem independente, sem planos, a solo, que duraria quatro anos. Pelo meio surgiu um projeto com crianças carenciadas do Nepal que viria a resultar na criação da Associação Humanity Himalayan Mountains. Assim, este blog é dedicado às minhas viagens pelo Oriente, bem como a esta "viagem humanitária", de horizontes longínquos, no Nepal.

sábado, 10 de julho de 2010

À volta de Pokhara


Aqui ficam imagens de alguns sitios que visitei nas imediações de Pokhara.
O rio Seti Gandaki
O autocarro é uma forma bem 'rústica' de viajar no Nepal mas eu fiz mesmo todas estas visitas de mota, neste caso com o Devi, um dos meus amigos de Pokhara.
Begnas Tal é o segundo maior lago de Pokhara Valley situado a uma altitude de 650m e cobrindo uma área de 3 km². Localiza-se na aldeia Siswa e fica a cerca de 15 km de distância da cidade de Pokhara.
Está rodeado por uma floresta designada Panchabhaiya Danda e oferece o refúgio perfeito no meio da natureza devido ao seu relativo isolamento. Por trás de nós em baixo, na foto, situa-se um Centro de Meditação Budista.

Bandipur


A localidade de Bandipur situa-se no 'lombo' de uma montanha, a uma altitude de 1030m, 700m acima do vale do rio Marsyangdi e 80 km a leste de Pokhara. Está ligada por uma estrada de acesso a 8 km de Dumre desde 1998.


O 'lombo' da montanha, com apenas 200m de comprimento, é larga o suficiente para acomodar a rua principal ladeada por edificios de dois ou três pisos de ambos os lados. Nas traseiras destas casas a montanha desce abruptamente e os jardins só são acessíveis por escadas.


Bandipur foi estabelecida por comerciantes Newar de Bhaktapur que se aproveitaram da sua localização para desenvolver um importante ponto de paragem na rota do comércio Índia-Tibete. Com eles trouxeram o seu património cultural e a arquitectura que basicamente se manteve inalterada até hoje.
Bandipur transformou-se num próspero centro de comércio com edificios consideráveis de fachadas neoclássicas e ruas pavimentadas com lajes de ardósia prateada.
Teve o seu auge no periodo Rana (1846-1951) quando, como uma medida do seu poder e prestígio, lhe foi concedida uma permissão especial para ter a sua própria biblioteca ainda existente.


Na década de 1970, o comércio caiu em forte declínio com a construção da rodovia Kathmandu-Pokhara que, logicamente, foi construída no vale Marsyangdi, deixando Bandipur isolada no topo da montanha.


A sua altitude média proporciona excelentes vistas dos Himalaias: Dhaulagiri, Annapurna, Manaslu, Ganesh, Langtang Himal, o Vale Marsyangdi, o Monte Manakamana e Gorkha.


Quando visitei a vista não era das mais nitidas mas aquelas 'pinceladas' brancas por cima dos montes azuis nas duas fotos não são nuvens, são os Himalaias...
Visitam-se tambem mosteiros altaneiros com soberbas vistas dos arredores de Pokhara...

Matepani Gumba


... e templos hindus no cimo de colinas.
Bhadrakali Temple

Escolas também...
Biblioteca
Salas de aula

Os alunos usam uniformes que podem variar de escola para escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário